Fed não altera taxa de juros, mantém no intervalo entre 0% e 0,25%

O Federal Reserve mantém, por unanimidade, a taxa dos Fed Funds - a taxa básica de juros da economia dos EUA - no intervalo entre 0% e 0,25%. A decisão veio em linha com que esperava o mercado, confirmando a expectativa de 94,5% de investidores que apostavam na manutenção, de acordo com o Monitor da Taxa de Juros do Fed do Investing.com. O Fomc também reitera manutenção de outros instrumentos de política monetária.
A autoridade monetária dos EUA diz que vai continuar suas posições em títulos do Tesouro e de hipotecas residenciais e comerciais, no ritmo atual, para manter o mercado funcionando e dar suporte de crédito para as famílias e empresas. Além disso, aponta que está preparada para ajustar seus planos no momento que for apropriado.
O comunicado da decisão informa que os membros do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) espera manter a atual taxa de juros até ter confiança de que a economia possa resistir aos efeitos pandemia. Os membros do colegiado avaliam que a recuperação econômica vai depender da evolução do coronavírus, impactando fortemente na atividade, no emprego e na inflação no curto prazo e mantendo riscos consideráveis no médio prazo.
O Fed reforçou, novamente, que usará "todas as ferramentas necessárias para apoiar a economia". As decisões futuras serão guiadas pelas informações relacionadas às perspectivas econômicas e sanitárias, como também ao desenvolvimento de pressões inflacionárias.
O Fomc reforça, no comunicado, que o surto de coronavírus devastou as economias dos EUA e mundial e que, apesar de um sinal de melhora, a atividade econômica e os níveis de emprego continuam abaixo de antes da pandemia. Ressalta a demanda mais fraca em relação ao início do ano, que contribui, junto com a queda dos preços do petróleo, a manter a inflação em patamar baixo.
Investing.com