Ações de companhias aéreas e shoppings disparam com notícia sobre vacina contra Covid-19

SÃO PAULO (Reuters) - Ações de setores fortemente afetados pela pandemia de coronavírus, como as de companhias aéreas, disparavam na bolsa paulista nesta segunda-feira, em meio a noticiário favorável sobre o desenvolvimento de vacina contra o Covid-19.
Mais cedo, a Pfizer anunciou que a vacina experimental que está desenvolvendo com a BioNTech mostrou ser 90% eficaz na prevenção da doença segundo dados iniciais de um estudo amplo.
As empresas disseram que até o momento não encontraram nenhuma preocupação de segurança sobre a vacina e que esperam pedir autorização para uso emergencial nos EUA neste mês.
Por volta de 10:40, Gol (GOLL4) PN disparava quase 17% e Azul (AZUL4) PN saltava mais de 14%, enquanto o Ibovespa tinha elevação de 3,5%. CVC Brasil (CVCB3) ON valorizava-se 9% e Embraer (EMBR3) ON subia mais de 11%.
Apesar das fortes altas, esses papéis ainda acumulam em 2020 declínio de cerca de 44%, 48%, 64% e 63%, respectivamente, enquanto o Ibovespa perde 9,65%.
Papéis de shopping centers, também duramentes afetados pela crise, acompanhavam o movimento, com Multiplan (MULT3) ON avançando 13%, seguido por brMalls ON, em alta de quase 12 e Iguatemi (IGTA3) ON, que avançava cerca de 9%.