Ibovespa fecha em queda por realização de lucros com NY e Vale

O Ibovespa (IBOV) fechou em queda nesta terça-feira, com movimento de realização de lucros endossado por Wall Street e Vale (VALE3) entre as maiores pressões de baixa após vendas de minério de ferro no primeiro trimestre aquém das expectativas.
Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa recuou 0,69%, a 120.104,93 pontos, de acordo com dados preliminares, chegando a perder os 120 mil pontos no pior momento. Na máxima, chegou a 121.353,82 milhões de reais.
O volume financeiro somava 25,7 bilhões de reais, em sessão também marcada por alguma cautela diante do feriado no Brasil na quarta-feira, uma vez que a bolsa paulista estará fechada enquanto os mercados no exterior funcionarão.
Foi a segunda queda seguida do Ibovespa, após três semanas de valorização, sendo que na última subiu em todos os pregões, ultrapassando os 121 mil pontos. Na véspera, também chegou a encostar em 122 mil pontos, nível que não supera desde janeiro.
Confira os destaques:
- VALE ON (VALE3) caiu 1,46%, após alta de 14,2% na produção de minério de ferro no primeiro trimestre, enquanto as vendas subiram quase 15%. A mineradora também registrou um prêmio de mais de 8 dólares por tonelada pelo produto. O analista Daniel Sasson, do Itaú BBA, disse que as vendas vieram um pouco abaixo do que estimava, mas que o prêmio veio um pouco melhor. A queda na ação vem após a ação renovar recorde intradia nos últimos pregões.
- CARREFOUR BRASIL ON (CRFB3) subiu 3,29% após alta de 14,2% nas vendas brutas consolidadas no primeiro trimestre. No geral, analistas do Bradesco BBI consideraram que este é mais um trimestre de crescimento sólido do Carrefour Brasil. O rival GPA (PCAR3) ON - que ainda tem no radar potencial operação envolvendo a Cnova, no qual detém participação - avançou 8,92%.
- LOJAS RENNER (LREN3) recuou 4,05%, ainda em meio a ajustes após anunciar na véspera oferta primária de ações, que deve precificar em 29 de abril e pode movimentar até 6,5 bilhões de reais. Na sexta-feira, as ações dispararam em meio a especulações de uma oferta de ações, e a companhia confirmou durante o pregão que avaliava um follow-on. No setor, Cia Hering ON (HGTX3) subiu 1,43%, enquanto fora do Ibovespa C&A (CEAB3) BRASIL ON desabou 10,11% e Lojas Marisa ON (AMAR3) perdeu 0,17%.
- PETROBRAS (PETR4) caiu 1,89%, com alguma realização de lucros após fechar em alta de quase 6% na véspera, quando o novo presidente-executivo da companhia tomou posse e, na visão de analistas, adotou um discurso amigável para com acionistas. De pano de fundo, os preços do petróleo fecharam em queda no exterior.
- ITAÚ UNIBANCO PN (ITUB4) cedeu 0,51%, em sessão mista para bancos, com BRADESCO PN (BBDC4) caindo 1,52%, mas BANCO DO BRASIL ON (BBAS3) fechando em alta de 1,62%.