Fabricante de pás eólicas Aeris mira mercado offshore nos EUA nos próximos anos

A fabricante brasileira de pás para energia eólica Aeris (AERI3) pretende entrar no mercado de fornecimento de equipamentos para usinas offshore (no mar) dos Estados Unidos nos próximos anos, disse à Reuters nesta quinta-feira o diretor de Planejamento e Relações com Investidores da companhia, Bruno Lolli.
O interesse da Aeris, que atualmente produz no Ceará apenas pás para usinas onshore, em terra, ocorre em meio a planos ambiciosos do presidente norte-americano Joe Biden para a tecnologia, que preveem a construção de 30 gigawatts em eólicas offshore até 2030.
"A gente sabe que as vendas para o offshore estão aquecidas, principalmente no mercado americano, na costa do Atlântico, então vamos de fato começar a ter negociações e discussões para começar a produzir para offshore", afirmou o executivo.
Segundo ele, as primeiras conversas com potenciais clientes devem começar ainda neste ano, com a efetiva entrada no setor prevista mais provavelmente para 2023 ou 2024, quando o segmento passará a exigir um maior volume de entregas, potencialmente forçando empresas produtoras de turbinas que hoje fazem suas próprias pás a terceirizar parte da produção.
O diretor disse ainda que a Aeris está perto de fechar novos acordos envolvendo fornecimento de pás eólicas, após um grande acordo recente com a Siemens Gamesa (MC:SGREN), no valor de 3 bilhões de reais.
"Já temos algumas negociações em andamento, então é provável que ao longo do ano a gente tenha novos anúncios relacionados à variação positiva na carteira de pedidos."
Ele não quis fornecer mais informações, mas disse que as conversas são com clientes globais já atendidos pela companhia.
por Investing.com