Publicado por Admin em 16/06/2021 às 17:55

Ibovespa fecha em queda após Fed projetar alta de juros em 2023

O Ibovespa fechou em queda nesta quarta-feira, ficando abaixo dos 129 mil pontos no pior momento, após o Federal Reserve antecipar para 2023 projeção da primeira alta dos juros nos Estados Unidos desde o começo da pandemia de Covid-19.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa recuou 0,64%, a 129.259,49 pontos, em dia também marcado pelos vencimentos dos contratos de opções sobre o Ibovespa e do índice futuro.

O volume financeiro somou 91 bilhões de reais.

O banco central dos Estados Unidos manteve a taxa de juros de curto prazo próxima de zero e informou que continuará a comprar mensalmente 120 bilhões de dólares em títulos para alimentar a recuperação econômica.

Mas uma maioria no Fed estimou pelo menos dois aumentos nas taxas de juros norte-americanas para 2023. Anteriormente, as projeções apontavam para uma primeira elevação apenas em 2024.

Nos EUA, o norte-americano S&P 500 caiu 0,54%.

Nesta noite será a vez de o Banco Central brasileiro anunciar decisão para a Selic, hoje em 3,5% ao ano. A previsão, segundo pesquisa Reuters, é de alta de 0,75 ponto percentual.

Confira os destaques:

Vale (VALE3) recuou 3%, com o setor de mineração e siderurgia como um todo fechando em queda, na esteira da baixa dos preços futuros do minério de ferro na China, com o aumento nos embarques de grandes países fornecedores.

Petrobras (PETR4) subiu 0,38%, com o Brent fechando o dia em alta de 0,54%. O conselho de administração da empresa autorizou convocar assembleia para nova eleger conselheiros.

Embraer (EMBR3) teve baixa de 4,4%, numa correção, após fechar a terça-feira na máxima desde janeiro de 2019. Os papéis acumulam elevação de 18,29% no mês e de 130,96% no ano.

Banco Inter (BIDI11) avançou 5,49%, ensaiando uma recuperação, após recuar 8,75% no mês até a véspera.

Na véspera, o banco digital anunciou detalhes para uma oferta de units, que deve ter seu resultado na próxima semana.

Itaú Unibanco (ITUB4) e Bradesco (BBDC4) subiram 1,99% e 0,5%, respectivamente, com bancos do Ibovespa como um todo fechando no azul.

Por Money times


Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Loading
    Carregando

    Usamos cookies para fornecer recursos e serviços para melhorar a experência do usuário em nosso site. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Conheça nossa Política de Privacidade.