Banco Central eleva Selic em 0,75 p.p., para 4,25% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu nesta quarta-feira (16) elevar a Selic em 0,75 ponto percentual, para 4,25% ao ano, na terceira alta seguida de juros.
A decisão desta quarta seguiu o que esperava a maior parte dos analistas consultados pela Bloomberg, apesar de ter ganhado força nos últimos dias a aposta de que o BC poderia aumentar a intensidade e elevar a Selic em 1 ponto.
A projeção do mercado de 0,75 p.p. foi reforçada após a surpresa altista do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) na semana passada, que junto com as revisões positivas para o Produto Interno Bruto (PIB) nacional levam os analistas a enxergarem os juros mais altos até o fim do ano.
Agora será importante ficar atento ao balanço de riscos, conforme a inflação tende a permanecer pressionada, ainda mais com a questão do risco hidrológico levando a uma alta do preço da energia, o que justifica a alta dos juros. Enquanto isso, do lado “dovish”, o alívio do câmbio e da pauta fiscal, junto com uma melhora nas condições da liquidez global, ajudam, mas podem não ser suficientes para evitar uma Selic acima de 6% em 2021.
por InfoMoney