Ibovespa futuro abre a jornada desta quarta-feira em leve alta

O índice futuro do Ibovespa abre a sessão desta quarta-feira com leve alta, avançando 0,19%, em dia que será marcado pela continuidade da tensão comercial entre Estados Unidos e China, balanços no mercado local e a expectativa para o andamento da Reforma da Previdência.
Além da repercussão de importantes balanços divulgados entre a noite de ontem e a manhã de hoje, o mercado deve centrar boa parte de suas atenções para Brasília, onde na parte da tarde o ministro da Economia, Paulo Guedes, participa de audiência pública na Comissão Especial da Câmara dos Deputados que discute a Reforma da Previdência.
Também hoje, ao final da tarde, o Banco Central irá divulgar o resultado da reunião do Conselho de Política Monetária (Copom), que deve manter a taxa de juros inalterada em 6,50%. Os investidores aguardam o texto da decisão para entender qual é o posicionamento do colegiado diante do atual cenário econômico.
Na agenda de balanços, mais uma importante leva de resultados serão divulgados na parte da tarde e noite, com destaques para MRV (MRVE3), SulAmérica (SULA11), Engie (EGIE3) Brasil, CSN (CSNA3), Braskem (BRKM5) e Grupo Pão de Açúcar (PCAR4).
Os preços no atacado mostraram alívio e o Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) desacelerou a alta a 0,90 por cento em abril, de 1,07 por cento em março, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira.
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI), que responde por 60 por cento do indicador todo, passou a subir no mês 1,09 por cento, contra alta de 1,35 por cento em março.
As exportações da China caíram inesperadamente em abril, mas as importações surpreenderam com sua primeira alta em cinco meses, pintando um cenário misto da economia no momento que os Estados Unidos reforçam a pressão sobre Pequim com ameaças de mais tarifas.